REAJUSTE DO PLANO DE SAÚDE: A OPERADORA PODE AUMENTAR QUANTO QUISER? É POSSÍVEL ANULAR O REAJUSTE ABUSIVO DO PLANO DE SAÚDE?
Para algumas famílias tem sido realmente difícil manter em dia o pagamento do plano saúde!
A pandemia da Covid19 deu uma boa chacoalhada no mundo inteiro e deixou todos com uma preocupação maior em relação a atenção à saúde de si e dos familiares, cônjuge e filhos, netos, pais, avós.
E cada vez que parece que uma crise na saúde foi superada surge outra e outra e outra..
Atualmente o Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo, por exemplo, está abarrotado com casos dengue a ponto de usuários virem a óbito por falta de atendimento.
Outros usuários do SUS se queixam de aguardar na fila por 6, 7 ou 8 horas para serem atendidos tamanho o número de pessoas e de emergências!
Para aqueles que já tem um plano de saúde não é possível pensar na ideia de cancelar ou ter o plano cancelado pela operadora.
E se você chegou até aqui é possível que você tenha um plano de saúde e que o valor dele está maior do que o que você gostaria, acha justo ou pode pagar com alguma tranquilidade como antes talvez (e parece que o preço só sobe).
E se eu dissesse que existe uma chance enorme de que você esteja pagando mais do que o que deveria?
E se eu dissesse mais, dissesse que você pode requerer a anulação dos reajustes abusivos do plano de saúde, além de exigir o reembolso dos valores pagos a maior?
Sim, é possível! Além de passar a pagar o valor justo você ainda será reembolsado pelos valores pagos a maior nos últimos anos.
Bom, o que fazer então?
Vou listar três caminhos para você buscar solucionar este problema e poder finalmente voltar sua preocupação para outras questões que não o pagamento do seu plano de saúde:
- Reclamação na ANS: Você pode fazer uma reclamação junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A ANS pode ser contatada por telefone 0800 701 9656, pelo site e você também pode verificar a disponibilidade de atendimento presencial na sua região e ir pessoalmente até lá.
- Procon: Entre em contato com o Procon do seu estado para registrar uma reclamação. O Procon pode auxiliar na mediação do conflito e na orientação sobre os seus direitos enquanto consumidor em relação ao seu Plano de Saúde.
- Ação Judicial: Este é provavelmente o caminho mais eficaz, mas se preferir você tentar resolver de forma administrativa com uma ou as duas sugestões anteriores e se não funcionarem, você ainda pode entrar com uma ação judicial.
Ou, a depender do grau de dificuldade que você esteja tendo de pagar as mensalidades, ou seja, se estiverem muito pesadas no seu orçamento, este acaba por ser o melhor caminho.
E como entrar com a ação?
Os consumidores podem recorrer ao Juizado Especial Cível (“Pequenas Causas”) para questões de menor valor, ou contratar um advogado para casos mais complexos ou de maior valor.
Como em geral casos de reajuste abusivo são casos que envolvem perícia e cálculos atuariais, o recomendado, caso decida por entrar com uma ação, é contratar um advogado especializado em Direito da Saúde.
Agora você pode estar se perguntando, mas o que é necessário para seguir em frente?
Reúna as seguintes informações:
- Cópia do seu contrato do plano de saúde; e
- Registro do histórico de pagamentos dos últimos anos
Com essas informações em mãos você pode partir para qualquer um dos três caminhos indicados acima.
E, lembre-se, se for algo para o que você tem pressa de resolver, você deve consultar um advogado especializado em Direito da Saúde.
Este profissional irá analisar e te dizer quais são as suas possibilidades de reduzir os custos e ainda reaver valores que certamente vão ser muito bem-vindos de volta no seu bolso!
Em certas situações, é até possível obter uma decisão liminar para reverter o aumento de imediato e você voltar a pagar desde logo o valor anterior ao reajuste.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.
moisesoliveiraadvocacia.com
Muito provavelmente este reajuste é abusivo, assim como outros que já aconteceram no seu plano de saúde. Se quiser entender melhor como funciona o requerimento de redução entre em contato conosco. Espero ter ajudado.
Roseli
Fiz 59 anos. Tive um aumento de 70% no meu plano de saúde Intermedica. Gostaria de saber se este aumento está correto .
moisesoliveiraadvocacia.com
Olá, Dona Grace, tudo bem? Entendo, e ainda vão continuar ocorrendo os reajustes anuais nos próximos anos, não é mesmo? A Senhora precisa ter em mãos o contrato para verificarmos os reajustes que constam dele e suas cláusulas, ok? Caso já possua cópia do contrato ou tenha dificuldades para conseguir o seu contrato junto à operadora, entra em contato comigo por e-mail (moisesoliveira@adv.oabsp.org.br) ou whatsapp (11-94545-5866) que irei te ajudar a resolver este problema antes que ele fique ainda maior caso se trate de aumento abusivo.
Grace Braga Ribeiro
Como posso resolver o meu ?Fiz (9 anos em abril 2024 e tive um aumento de 1.000,00 a mais do que pagava devido à idade ,meu convênio é empresarial bradesco
moisesoliveiraadvocacia.com
Olá, Dona Irma. Que triste e assustador, não? A boa notícia é que existe sim a possibilidade rever e corrigir o contrato quando os reajustes constantes nele sejam abusivos ainda que a senhora tenha assinado. Essa revisão possibilita uma redução nas parcelas de agora em diante e ainda a devolução daqueles valores que foram pagos a mais para o plano nos últimos anos. Espero ter ajudado!
moisesoliveiraadvocacia.com
Olá, Dona Maria. Entendo perfeitamente sua preocupação e sua dor. Este é o momento em que mais precisam dessa segurança não é mesmo? Entra em contato conosco para que possamos conversar em particular e para que possamos verificar a melhor forma de ajudá-los tendo em vista que o contrato da senhora já conta com bem mais de 10 anos.
Irma
Meu plano após 59 anos aumentou 79% e assustador como nos exploram e a ANS permiti. Estava em contrato mas quanfo fiz não meu atentei.E um aumento abusivo 😪 Existe alguma possibilidade de redução? Grata
Maria Valim de Moraes
Uma orientação, pf! Eu e meu marido temos 73/75 anos e possuímos um Plano Coletivo por Adesão da Amil desde 1997. Pagamos 3.000,00 cada um e temos coparticipação tb. Com a previsão de aumento de até 25% não conseguiremos manter essa despesa. Temos históricos oncológicos, agora na fase de acompanhamento e manutenção. Não sabemos o quê fazer… poderia pf, nos aconselhar? Obrigada
moisesoliveiraadvocacia.com
Olá, Elisabete Siebra, neste período de 20 anos é possível que este não seja o único reajuste incorreto, viu? Olha eu acabei de atualizar o post e deixei ele mais completo com informações e sugestões úteis para solucionar essa questão! Você possúi a cópia do seu contrato de plano de saúde e o histórico de pagamentos? Com eles em mãos fica relativamente fácil saber exatamente o que fazer. Você pode solicitar ambos diretamente ao seu plano de saúde, tudo bem? Se precisar de apoio, conte comigo.
Elisabete siebra
Gostaria de informações, plano de saúde particular aumento de 70,36% ( 59 anos) tem como reverter esse aumento? Possuo o plano há 20 anos Obgda!!!